segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Reflexão: O amor de Cristo nos constrage.


"Porque o amor de Cristo nos constrange(...)" 2 Cor. 5:14.

O que o Apostolo Paulo está querendo dizer? Por que esse amor constrange?
O constragimento vem pelo ato de morrer por todos motivado simplesmente pelo amor. O mesmo Apostolo também diz em sua carta aos Romanos 5:7-8 "Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."
Quando leio os Evangelhos fico constragido com as atitudes de Cristo frente a situações onde a grande maioria não gostariam de estar, nem mesmo eu.
Seu amor pelas pessoas superava as espectativas de uma sociedade doente e que excluía os diferentes. Jesus pregava para as prostitutas, cobradores de impostos, curava os leprosos, coxos, cegos, ressuscitava os mortos dentre outras coisas.
Nossa sociedade não é nada diferente daquela da época de Cristo.
Por acaso andamos nós com os excluídos? Ou fazemos de conta que não os enchergamos?
De fato o amor de Cristo nos constrage pois Ele andaria com aqueles que jamais gostaríamos de ter ao lado.
Esse amor transcende qualquer situação. No grego ele é denotado de "ágape", que significa "incondicional". Ele quer que tenhamos esse mesmo amor pelo nosso próximo. Ele disse aos seus discípulos no Evangelho de João: "Ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.".Esse é o amor que Cristo quer que tenhamos, um amor que desafie os conceitos e padrões de uma sociedade taxativa e preconceituosa. Devemos quebrar os nossos próprios paradigmas e vivenciar mais de Cristo, pois a verdade é que o amor Dele nos constrange. Nos constrange à sermos melhores do que "pensamos" que somos!
Deus abençoe a todos.
Marcelo Baço

Nenhum comentário:

Postar um comentário